Uma metodologia que vem sendo difundida recentemente no Brasil poderá ser de grande ajuda ao professor envolto no torvelinho digital. O WebQuest, criado em 1995 pelo norte-americano Bernie Dodge, da Universidade de San Diego (Califórnia), se propõe a ser um instrumento para tornar mais efetivas as pesquisas na Internet propostas em sala de aula.

"A grande vantagem do WebQuest é dar um outro enfoque à questão da pesquisa na Internet. Os alunos entram na rede buscando temas definidos, com tarefas específicas. Acaba o sistema do copiar e colar", explica o coordenador do projeto WebQuest da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Seabra.

A metodologia é bastante simples e não exige recursos adicionais. Consiste em propor aos alunos a construção de um pequeno site a partir da pesquisa na rede de um determinado tema, como por exemplo, o desmatamento na Amazônia. O professor indicará tarefas a serem cumpridas, como visitas a sites pré-selecionados e busca a respostas para questões pontuais. Os alunos poderão ser convidados a assumir as identidades das diversas pessoas envolvidas nessa questão, como ambientalistas, empresários do setor madeireiro, políticos etc. e a apresentar os argumentos de cada um.

"O objetivo dessa nova metodologia não é restringir a ida dos alunos a outros sites, mas evitar que se percam", afirma Seabra. "É uma abordagem singela, mas que gera uma dinâmica muito boa. Coloca o professor como um facilitador, como um mediador", explica.


(FONTE:Revista Educarede)

26 comentários

  1. PAULO DE MORAES FARIAS // 10 de abril de 2010 às 08:46  

    o WEBQUEST, no meu modo de pensar e um modo mais atrativo de se realizar um trabalho! e na verdade um atrativo que submete o aluno a pesquisar o assunto adequado, alem de pesquisar por vontade propria o assunto! muito bom! :)

  2. Muriel Cristina // 10 de abril de 2010 às 08:47  

    A Webquest é uma nova ferramenta de ensino-aprendizagem que proporciona interação entre professores e alunos, fazendo com que os discentes tenham "direção" de onde pesquisar e o que fazer na rede.

  3. Ana Angélica // 10 de abril de 2010 às 08:48  

    É um novo conceito de pesquisa na internet, muito interessante, pelo fato de fazer com que o aluno ultrapasse o velho conceito de pesquisa na internet, como copiar e colar e a partir de uma leitura ele vai tirar suas próprias conclusões.

  4. Mirlany // 10 de abril de 2010 às 08:48  

    Bom, pois este novo método pode nos ajudar bastante nos dias de hoje, e com isso nós só temos o que ganhar com essas novas tecnologias.

  5. Geraldo // 10 de abril de 2010 às 08:50  

    Esta ferramenta contribui para que os usuários (pesquisadores) não percam o foco das pesquisas e buscam somente informações relevantes ao ao seu campo de ação. O webquest é mais uma ferramenta que auxiliará o pesquisador e/ou professor nas tarefas pedagógicas. Achei muito interessante e como profissional disseminador da informação vou procurar mais sobre essa ferramenta.

  6. MARCELO SILVA // 10 de abril de 2010 às 08:50  

    O webquest é realmente a nova proposta de trabalho do professor mediador e não do professor ditador. Webquest está facilitando a integração de aluno e professor com as novas tecnologias, ensinando-os, a utilizar tais ferramentas de trabalho. Então, Webquest é uma nova metodologia que irá despertar a impotância da rede internet na vida de cada cidadão.

  7. Alex Pfeifer // 10 de abril de 2010 às 08:50  

    Interessante porque trabalha a capacidade de produção do próprio aluno frente ao tema proposto, reforçando sempre o incentivo do professor nesse processo de construção do conhecimento...

  8. DANILLO FRANCISCO GOMES FAGUNDES // 10 de abril de 2010 às 08:51  

    O webquest no meu ponto de vista veio como uma ferramenta para redireciona e revolucionar os sistemas de pesquisas na internet. A grande cartada e fazer com os alunos mudem o seu modo de pesquisas educacionais, sabemos que os alunos pela comodidade da geração copy cola deixaram cair no senso comum, onde o real sentido de pesquisa esta sendo substituído por copia e cola.
    O webquest veio para revolucionar onde propõe uma maior integração do aluno para que ele não se perca navegando em outros sites e fazendo com que professor seja intermediado do conhecimento.

  9. Eva Emannuelly // 10 de abril de 2010 às 08:51  

    WEBQUEST É UMA FERRAMENTA MUITO INTERESANTE A SER USADA PELOS PROFESSORES, FAZENDO COM QUE OS DISCENTES PESQUISEM E CRIEM CONHECIMENTO, COM INTERAÇÃO COM OS OUTROS COLEGAS.

  10. Nara Cristiane // 10 de abril de 2010 às 08:52  

    Essa metodologia faz com que os alunos se envolvam mais com as atividades propostas pelo professor e tambem com a sociedade em geral, pois eles começam a prestar mais atenção a sua volta.
    E principalmente se tornam pessoas produtivas pois teram que construir e argumentar sobre os assuntos propostos.
    O professor deixa de ser reprodutor de conhecimento e passa a ser mediador.

  11. Viviane MIlhomem // 10 de abril de 2010 às 08:53  

    Bom dia, pessoal. Achei interessante a proposta que traz a webquest onde os alunos podem assumir papéis / personagens diferentes dentro de um determinado assunto a ser trabalhado, levando-os a pensar criticamente sobre o tema em seus mais variados prismas. Para mim, a possibilidade de colocar o aluno em papéis diferentes talvez seja realmente o maior diferencial deste método: leva a pensar de modo que talvez nunca se tenha feito, raciocinar criticamente e interagir com os demais, além de levar a pesquisar seletivamente já que, para defendermos este ou aquele ponto de vista, é necessário termos um conhecimento prévio da realidade do que irá se falar.

  12. Mônica Fernanda // 10 de abril de 2010 às 08:54  

    O Webquest é muito interessante,pois proporciona a interatividade dos alunos,assim eles ficam mais estimulados para realizar suas tarefas escolares,é bem legal!!!

  13. Lenir Maria // 10 de abril de 2010 às 08:56  

    A Webquest é uma ferramenta interessante pois auxilia o professor a direcionar os discentes em suas pesquisas no "ciberspace". Além disso, torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, evitando contemporaneamente que os alunos caiam na tentação dos famosos "plágios" em favor da construção efetiva do conhecimento.

  14. Danilson // 10 de abril de 2010 às 08:58  

    Considerando a dificuldade dos alunos em se orientar nas pesquisas on-line, é necessáio uma coordenação efetiva para norteamentos no uso dessa maravilhasa ferramenta.

  15. Manoel Messias // 10 de abril de 2010 às 08:59  

    A webquest é uma ferramenta educacional que proporciona a interação entre docentes e discentes. Porém nas pequenas comunidade devido a politica educacional demorará acontecer.

  16. marisa resende dourado boechat // 10 de abril de 2010 às 09:01  

    a webquest é um método eficaz uma vez que desperta a criatividade do aluno em desenvolver o raciocínio a partir de um tema especifico..

  17. eromarbelem // 10 de abril de 2010 às 09:02  

    esse novo método de pesquisa, o webquest, tem a vantagem de evitar que o aluno se perca durante a pesquisa e manter o foco no assunto em tela definido. Facilita a mediação do professor.

  18. nilva // 10 de abril de 2010 às 09:03  

    O professor gerencia as pesquisas, porém dando liberdade aos alunos para buscar soluções. Isso tenta evitar o plágio. Dessa forma o aluno é estimulado para continuar suas próprias pesquisas.

  19. J C FARIA // 10 de abril de 2010 às 09:03  

    HOJE OU ONTEM A GENTE PESQUISA OU PESQUISAVA, E COM RESERVA, VERDADE SEJA DITA... A GENTE FICA PERDIDO COM TEXTOS ESPALHADOS NA REDE. COM ESTA NOVA FERRAMENTA COM CERTEZA AS INFORMAÇES ESTARÃO MAIS ORGANIZADAS, PERMITINDO A MIM E AOS DEMAIS UM TRABALHO MAIS COESO , MAS FACIL DE SE ELABORAR
    OBRIGADO TECNLOGOS DO FUTUROS.

  20. Maria Nilda // 10 de abril de 2010 às 09:04  

    A webquest é mais uma ferramenta que a tecnologia nos proporciona para que possamos ter um aprendizado diferenciado. Esse método pode ser bastante produtivo pelo fato do professor direcionar o aluno a buscar um tema específico.Dessa forma o aluno já entraria na internet sabendo exatamente o que buscar, e ao mesmo tempo evita que o aluno "copie e cole", pois ele teria que ler e entender e produzir seu entendimento sobre o tema.

  21. Ana Esteves - Terapêuta Holística // 10 de abril de 2010 às 09:05  

    Webquest é muito importante enquanto uma nova metodológia aplicada a web,mas vejo que a inovação somente esta em colocar o método enquanto exercício na web,por que a importância de se fazer analíse, crítica e reflexão e promover criatividade, apartir de perspectivas diferenciadas para construção do saber, continua sendo a função principal do educador mediador nesse novo milénio ou do metódo que ele utilize para ensinar. Apartir dessa pespectiva a sacação do professor norte-americano Bernie Dodge,é fundamental porque contribui para promover ao aluno a capacidade de raciocinar e criar e a partir do contexto da web.

  22. J C FARIA // 10 de abril de 2010 às 09:08  

    INFORMAÇÕES E NAO INFORMACES

  23. Fernanda Bosaipo // 10 de abril de 2010 às 09:28  

    É uma metodologia interessante, pois evita a prática do Ctrl-C e Ctrl-V, colocando o aluno como produtor de informações, engajado-o em investigações e favorecendo a criatividade.

  24. Fernanda Albert Porciuncula // 27 de abril de 2013 às 14:50  

    Esta tecnologia veio para ajudar tanto os docentes, quanto os discentes. Os docentes dão uma direção para que seus alunos não se percam no mundo da internet com suas pesquisas, evitando com que tenham informações não verdadeiras como vemos em várias páginas de internet e fazem com que possam diminuir os plágios e possam aprender realmente.

  25. Renata Monteiro // 27 de abril de 2013 às 21:38  

    Renata de Assumção Monteiro Domingos

    Olá a todos!!!

    A Webquest é um grande exemplo de como as novas tecnologias, no ambiente educacional, é uma ferramenta muito importante e eficaz. Direcionar um aluno em suas pesquisas é algo desafiador, pois o universo da internet é muito vasto e a maioria dos alunos tende a procurar artigos prontos, sobre o tema pesquisado, pra que não tenham nenhuma dificuldade em montar seus trabalhos e apresentar a seus professores. Os docentes, muitas vezes por falta de conhecimento e tempo, sentem dificuldades de cobrar de seus alunos uma maior rigorosidade com relação à autenticidade da execução dos trabalhos. Neste momento, a Webquest vem auxiliar os docentes no planejamento de uma pesquisa bem elaborada, direcionando o aluno à alcançar os objetivos propostos.

    Um abração!!!

  26. sandrixmprof // 21 de junho de 2013 às 17:03  

    ACHEI MUITO INTERESSANTE, UMA NOVA FORMA DE DESENVOLVER TRABALHOS DE PESQUISAS, POIS OS ALUNOS TRAZEM TRABALHOS QUE NÃO SABEM NADA DO ASSUNTO SOLICITADO, ASSIM A INTEGRAÇÃO SEM DUVIDA SERÁ BEM MAIOR