O professor paranaense de história Marcelo Fronza, que teve sua dissertação de mestrado compilada no livro Ensinar e aprender história: história em quadrinhos e canções (Base Editorial), afirma que um dos maiores desafios dos educadores em sala de aula é buscar uma metodologia de ensino que atraia o aluno para a aprendizagem, que se aproxime da sua linguagem, do seu universo e o cative para a absorção do conteúdo. Segundo o professor, a publicação - uma das quatro escolhidas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola, do Ministério da Educação - é inédita no país por abordar o ensino de história a partir do conhecimento dos alunos a respeito de histórias em quadrinhos. “O livro apresenta a história em quadrinhos como fonte para que o aluno construa o conhecimento histórico com a ajuda do professor. A metodologia passa a ser interessante porque não é o professor que detém o conhecimento, mas vai auxiliar o aluno a construir o seu próprio”, analisa.

Para Fronza, esse método facilita a aprendizagem, a memorização e, por ser divertido, atrai o interesse do aluno pelo conteúdo. Mas é importante, na sua opinião, comparar a fonte histórica dos quadrinhos com outras fontes para a construção do conhecimento. Ele cita como exemplo Asterix e Cleópatra, em que os personagens falam sobre construir pirâmides em uma época histórica que não coincide com a existência de Cleópatra. “As pirâmides tinham sido construídas 2 mil anos antes e por isso é importante trazer outras fontes históricas para que o aluno perceba anacronismos”, explica. O professor destaca que o aluno acaba tendo novas visões críticas sobre os próprios quadrinhos que, como narrativa, são uma das formas mais fortes de organizar o pensamento em geral. “Daí a importância de separar o que é fonte histórica dos recursos utilizados para fazer humor”, avalia. Marcelo Fronza afirma que os quadrinhos como fonte histórica, e não só como recurso pedagógico, estão gerando novos resultados no ensino, que se refletem em melhores notas por conta da abordagem diferenciada. “O aluno está indo além da memorização de datas e períodos, está aprendendo a fazer relações de contexto, tornando-se crítico, e isso vai auxiliá-lo não apenas em sala de aula, mas no mundo afora”, conclui. As bibliotecas das escolas brasileiras recebem livros como os da Base Editoral, para auxiliar na formação dos professores.

25 comentários

  1. crislaine // 3 de novembro de 2010 às 20:33  

    Como dito no texto è claro a ideia de se ter boas metodologias para atrair o aluno as aulas uma vez que aulas preparadas com ideais voltados a aprendizagem e enriquecimento do conteudo voltado ao aluno torna cada vez mais as aulas agradáveis.O uso da metodologia fica a criterio do professor é ele quem conhece seus alunos e sabe suas necessidades.

  2. Nayara Moraes // 3 de novembro de 2010 às 20:33  

    È fundamental que a leitura para aprimoramento do conhecimento. Por isso é tão importante saber separar as fontes históricas, asssim ela acaba saindo da memorização, estabelecendo uma relação do que acaba auxiliando-o no mundo la fora. Concordando com Fronza, este método é de total importância, pois ele atrai o aluno a pensar, refletir e a pensar criticamente. Enfim história em quadrinhos é uma metodologia maravilhosa para transformar o aluno, ou seja, fazer com que ele desperte cada vez mais para o conhecimento.

  3. Silvana // 3 de novembro de 2010 às 20:35  

    Hoje para manter o aluno na escola,é um grande desafio,por isso é interessante aderir uma metodologia que faça os alunos a ter mais enteresse nos estudos,algo diferente que não fuja da sua realidade.Sendo metodologias contextualizada com sua realidade,eles vão ficar mais em sala e se enteressar por algo novo.

  4. Laura Fernanda // 3 de novembro de 2010 às 20:35  

    A idéia de se utilizar os quadrinhos para construir o aprendizado é fascinante, uma vez que se trata de uma metodologia diferenciada que prende a atenção do aluno, fazendo-o realmente aprender por prazer.

  5. CAROLINA FERNANDES // 3 de novembro de 2010 às 20:39  

    É bom para o professor estar procurando melhorar a sua metodologia dentro da sala de aula, torna a aula mais atrativa e interessante,com isso fazendo com que os alunos aprendam mais.

  6. KARLA VOLTOLINE // 3 de novembro de 2010 às 20:47  

    Tudo que é novo e interessante atrai,fascina e conquista. E tudo isso é o que a Educação precisa, metodologias inovadoras, professores criativos e dispostos a realmente conquistar o aluno e incentivá-lo a criar vontade de aprender. Só a partir dessa vontade que se poderá almejar sucesso escolar e cidadãos capazes de expor o que pensam.Karla Voltoline

  7. Elaine Cintia // 3 de novembro de 2010 às 20:48  

    se todos os professores se capacitassem e se importassem com a educação de fato, dariam mais valor a maneira como a criança aprende, com é o caso desse professor que resolveu trabalhar com os quadrinhos. Que aluno não se interessa por este tipo de leitura.

  8. luceni alves santana // 3 de novembro de 2010 às 20:48  

    É interessante que os professores utilize de metodologias inovadoras e interessantes em que possa atrair os alunos, de forma que eles sinta motivados e enteressados para participar das aulas,tornando a aprendizagem mais significativa para as alunos e professores.

  9. alice // 3 de novembro de 2010 às 20:51  

    todos educadores devem e precisam utilizar métodos de ensino que atraem o aluno para dentro da sala
    e fazê-lo participar da aula compreender o conteúdo interagindo com colegas e professor. Por esse motivo é muito interessante a forma que o professor utiliza de ensinar história com certeza é trabalhoso mas o resultado é muito mais positivo faz com que o aluno constrói seu conhecimento de forma critica e para sua vida.

  10. alice // 3 de novembro de 2010 às 20:51  

    todos educadores devem e precisam utilizar métodos de ensino que atraem o aluno para dentro da sala
    e fazê-lo participar da aula compreender o conteúdo interagindo com colegas e professor. Por esse motivo é muito interessante a forma que o professor utiliza de ensinar história com certeza é trabalhoso mas o resultado é muito mais positivo faz com que o aluno constrói seu conhecimento de forma critica e para sua vida.

  11. MAIARA // 3 de novembro de 2010 às 20:54  

    A idéia de trabalhar historias em quadrinhos é muito pertinente,pois é uma maneira nova de lidar com a aprendizagem, estimulando e aguçando a imaginaçao dos alunos.

  12. Viviane Alcantara // 3 de novembro de 2010 às 20:56  

    Realmente é uma metodologia bem interessante, pois além de atrair as crianças se torna uma nova maneira delas aprenderem brincando.É importante ressaltar que histórias em quadrinhos também é uma maneira de ensinar por meio do lúdico, ou seja, da rotina que a criança esta costumada no dia a dia das aulas.

  13. Rosani Weber // 3 de novembro de 2010 às 20:58  

    Pensar em inovar as metodologias na sala de aula é com histórias em quadrinhos é maravilhoso e de suma importãncia, porque tudo que é novo, diferente, se torna prazeroso e atrativa para o aluno e isso certamente ajudará na construção do conhecimento do aluno para se tornar um cidadão crìtico, coscientedos seus direitos e deveres diante da sociedade em que está inserido.

  14. Vasti Batista // 3 de novembro de 2010 às 21:08  

    É importante que o professor, tenha conhecimentos significativos, para preparar aulas atrativas, que estimule o interesse do aluno em construir o seu próprio conhecimento.Uma vez que é o educador, que conhece sua turma e de como proceder, para contribuir nesta relação de construção.Portanto, faz-se necessário, que o professor tenha metodologias adequadas e interessantes, para conduzir o aluno à sua própria construção de conhecimentos.

  15. sandra souza // 3 de novembro de 2010 às 21:13  

    Sem dúvidas encontrar a melhor metodologia é um grande desafio, mas certamente é o que diferencia o professor detentor do saber e o professor mediador do conhecimento, que indica os caminhos, mostra varias posssibilidades aos alunos para que os mesmos construam seu proprio conhecimento.

  16. Viviane amrtins // 3 de novembro de 2010 às 21:13  

    Diante desse ,contexto histórico è de suma importancia a leitura para aprimoramento do conhecimento .Para isso o professor terá que prepar aulas com metodologias adequada a faixa etaria para atrair o aluno as aulas uma vez que aulas preparadas,intencionada com ideais voltados a aprendizagem do aluno, estabelecendo uma relação do que auxilia-o no mundo la fora.De acordo,Fronza, este método é de total importância, pois o enriquecimento do conteudo voltado ao aluno torna cada vez mais as aulas satisfatori ele atrai o aluno a pensar, refletir e a pensar criticamente .
    Viviane Martins

  17. ELIZABETH BUSS // 3 de novembro de 2010 às 21:20  

    A educação para crianças deve sempre ter inovações e esta com quadrinhos para ensinar história é muito relevente pois cativa o aluno a querer aprender história o que é muito bom, pois quando não se aprende a gostar, geralmente não aprende e chega no ensino médio com sérios problemas porque tudo gira em torno da história.

  18. Adriana Santos // 3 de novembro de 2010 às 21:20  

    O uso de diferentes métodos como estratégia de incentivo que contribuem na aprendizagem do aluno é uma forma eficaz a medida em que o professor se torna um parceiros neste processo, principalmente quando o ponto de partida é o próprio aluno e seus interesses.

  19. CRIS // 4 de novembro de 2010 às 10:36  

    Com certeza, porque o educador para buscar metodologias que atraia o aluno, 1º ele terá que sair do comodismo no qual está acostumado,e para buscar essas práticas terá que ir atrás de formação continuada uma vez que para muitos professores metodologia é uma brincadeira ludica sem pé e nem cabeça, e na verdade quando se pensa em metodologia tem que pensar qual a dificuldade que o aluno esta tendo para trabalhar nessa perspectiva, quais os objetivos isso tem que esta bem claro para educador..

  20. Dórquia M. P. Sousa // 7 de novembro de 2010 às 18:55  

    A metodologia são fontes de inspirações onde o professor deve se basear para tornar suas aulas ricas e eficás.De acordo com Fronza a história em quadrinho é um dos métodos de ensino eficás que o professor deve ultilizar para atrair o interesse dos alunos a uma aprendizagem mais significativa.
    Neste sentido, a metodolologia é fundamental para o professor e auxilia o aluno na construção de seu próprio conhecimento.De modo, que o educador precisa trabalhar um método adequado diferenciado e inovador para torná-se sua aulas mais atrativas,pois, não existe uma única forma de aprender,e sim diferentes métodos de aprendizagens.

  21. Rosimeire Carrijo // 7 de novembro de 2010 às 23:18  

    A educação por si só é um desafio. A busca por novos desafios para o ensino/aprendizagem são meios que o professor compromissado com seu oficio de mediador do conhecimento deve percorrer. De modo que, se as metodologias surtirem efeitos de interesses e aprendizagens nos discentes, devem ser publicadas para que outros educadores possam se senbilizar e procurar por novos meios de ensino, para que o aluno tenha uma maior probabilidade de aprendizagem significativa.

  22. Helena Nogueira // 8 de novembro de 2010 às 17:59  

    Sem dúvida tudo aquilo que é novidade, acaba por seduzir e encantar o aluno, seja por qual assunto for, uns com mais entusiasmo e outros com menos. A questão é fazer com que a rotina da sala de aula deixe de ser massacrante e monótona, buscando sempre inovar, criar e aprender brincando. Entretanto, diversos percalços surgem quando essa tentativa é plantada, questões burocráticas, financeiras, estruturais que acabam desanimando o docente. Porém, existem aqueles que não se deixam abater e procuram sempre dar o jeitinho brasileiro para dar continuidade em suas ideias. Portanto, buscar inovações é sim uma tarefa difícil, mas possível quando desejada de verdade.

  23. elloar simon // 9 de novembro de 2010 às 18:36  

    O grande desafio frente as novas metodologias é conseguir que o aluno não apenas se divirta,mas que tenha uma aprendizagem significativa,inovar sempre é bom, mas avaliar como esta sendo desenvolvido é a melhor opção. muitos professores tem medo ou acham que é desnecessario "apostar" nas novas metodologias,mas acreditar que praticas educativas diferentes podem contribuir para a aprendizagem do aluno, é um dever de todo docente.

  24. Vanda Maria // 9 de novembro de 2010 às 20:55  

    É fundamental a idéia de ensinar por meio do lúdico,pois, é muito interessante, desde que seja brincadeiras instimulantes mediada pelo professor,brincar por brincar, não vai acrescentar para a criança uma boa aprendizagem.De modo que,o educador deve planejar bem a sua metodologia para contribuir para a construção de conhecimento do aluno.

  25. ananda // 9 de novembro de 2010 às 21:36  

    é de fundamental importancia que o professor pense em metodologias inovadoras que auxilem no processo de ensino-aprendizagem do aluno, visto que com atividades que os motivem e instiguem, aprenderam com maiores facilidades o conteudo ministrado pelo professor.