A velha, mas renovada preocupação com o fracasso escolar voltou à cena ao final do século XX e início do século XXI a partir das diferentes experiências e políticas de ciclos e de progressão continuada implementadas nessa última década. O fracasso escolar pode ser entendido a partir de diferentes perspectivas. Sob a perspectiva das políticas educacionais, tal fenômeno tem sido relacionado aos altos índices de reprovação e evasão nas escolas de ensino fundamental em todo o Brasil. Em relação à prática pedagógica e aos projetos político-pedagógicos das secretarias de educação e das escolas, o fracasso escolar tem sido justificado, especialmente, através das práticas avaliativas existentes nas escolas que reforçam as diferenças entre as classes sociais, privilegiando aquelas que têm sua cultura identificada com os currículos escolares. Outras razões foram atribuídas ao fracasso escolar, porém, nesse trabalho, focaremos nossa análise em torno das políticas educacionais - mais especificamente naquelas que tratam dos problemas relativos à reprovação, evasão, distorção idade/série - e das práticas de avaliação. Leia mais
FRACASSO ESCOLAR E ESCOLA EM CICLOS : TECENDO RELAÇÕES HISTÓRICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS
Postado por Profª Gisele Lira | 20:11 | 3 comentários »
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adorei esse artigo, nunca tinha visto a avaliação com esse olhar crítico, muito bom...
bom demais este artigo e ajudou muito na pesquisa .....
com certeza esse artigou teve uma contribuição bastante significativa a todas nós em nossas pesquisas!!!bjuss...ok