JULIA BAPTISTA - Agência Estado
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo informou que decidiu adiar a implantação do projeto que previa pagamento de vale-presente a alunos da rede pública de ensino que fizessem e dessem aulas reforço de matemática. A entrega do benefício foi adiada "temporariamente", pois, segundo a assessoria de imprensa da pasta, o projeto "gerou certa polêmica". A equipe da secretaria está "revendo conceitos". Ainda não há data prevista para o pagamento do vale- presente. Na sexta-feira, a secretaria informou que o governo de São Paulo pagaria vale-presente de R$ 50 a estudantes que frequentassem aulas de reforço de matemática. O programa previa que alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio com bom desempenho na matéria recebessem bolsa-auxílio para ser tutores de alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Aos tutores seria oferecida uma bolsa mensal de R$ 115 pelos três meses de duração do programa. A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), professores da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O investimento total no programa será de US$ 663 mil, sendo US$ 130 mil da secretaria, US$ 200 mil do BID e US$ 333 mil de parceiros

27 comentários

  1. Lívia Carvalho // 25 de agosto de 2010 às 19:32  

    Pensar na educação sob um prisma de fracasso seria assumir que a educação não alcançará níveis satisfatórios, por isso tal medida apenas reforçaria o descaso e descompromisso dos alunos para com os estudos. Para muitas famílias brasileiras esta ajuda muito contribuiria, entretanto faria com que os alunos perdessem o estímulo pelos estudos.Esta atitude do gocverno seria dizer à criança que não estudasse, pois ficar de recuperação é recompensador.Destarte,não se pode prever as implicações que isso acarretaria à educação brasileira que, ainda precisa de melhorias.

  2. crislaine // 25 de agosto de 2010 às 19:46  

    É previsto que essa ideia de remunerar alunos para frequentar aulas de reforço daria sim uma polêmica grande,o projeto não é ruim mas é necessario muitas discussões,que analisem a educação ela não deve fazer parte de mais uma compra,o aluno precisa ter incentivo para estudar que vá além do dinheiro mas interesse de querer aprender para a vida mudança de mundo.

  3. sandra souza // 25 de agosto de 2010 às 19:48  

    A melhor maneira de se fazer alguém querer estudar é lhe mostrando a importância desse ato para o seu crescimento como pessoa participativa na sua sociedade, e jamais propondo uma troca ou muito menos se pagando para que a pessoa estude como sugere o tal projeto. Tratar a educação dessa forma é um ato irresponsável, proposto certamente por quem ainda vê a escola como trampolim para se alcançar o poder através das migalhas oferecidas como se fossem a salvação de todos os males.

  4. silvana // 25 de agosto de 2010 às 19:51  

    A educação com esse projeto não é incentivo nenhum para os alunos,porque até aqueles que tem notas boas vai querer fazer,por conta de está recebendo.Portanto a reportagem nos mostra a falta de compromisso com a escola, em vez de está conciliando as dificuldades do aluno,com aulas que tenha um atendimento especializado,que possa dar encentivo para eles.

  5. Dórquia // 25 de agosto de 2010 às 19:52  

    A Educação é algo fundamental na nossa vida,de modo se que realmente pensarmos em uma educação iqualitária estamos pensamos numa educação para todos.Esta atitude da secretaria do estado de são Paulo da educação foi boa ação, pois,fazendo isso estão dando possibilidade aos alunos e encentivo para para ampliar o conhecimento,sabe-se que as mudanças tecnológicas estão sofrendo mudanças a cada instante e nestas mudanças que precisa-se de pessoas qualificada para orienta fazendo com que as informações dos alunos se transformam competências que a sociedade exigem.De modo que é muito importante esse apoio dos governantes pois, assim, estão cooperando para amenizar os problemas existentes na educação.

  6. Ananda // 25 de agosto de 2010 às 19:53  

    Tendo em mente que o projeto acarretou varias polêmicas, é preciso rever se ele realmente surtira bons resultados, visto que esta não é uma boa alternativa para ajudar aos alunos com dificuldades na disciplina de matemática.
    Seria necessario que os educadores pensassem em uma outra alternativa em prol do aprendizado do aluno, que não tenha com objetivo gratificações em dinheiro, pois assim os alunos verão que o aprendizado é algo sem valor, ja que estão dando dinheiro para estudarem fora do âmbito escolar.

  7. Nayara Moraes // 25 de agosto de 2010 às 19:55  

    A educação por sua vez, deve ser satisfatória e a forma com que o governo fez suspendendo mais uma ação acaba desanimando o aluno, pois ficar de recuperação não é um bicho de sete cabeça, mas é fundamental que esse aluno tenha algum tipo de incentivo para desenvolver melhor. Afinal o intuito da recuperação é que o aluno adquira mais conhecimentos sobre a respectiva matéria. Assim o governo deveria dá o maior apoio a essa iniciativa.

  8. Elaine Cintia de Souza // 25 de agosto de 2010 às 19:57  

    O programa é sem dúvida polêmico,pois, algumas crianças das escolas públicas só frequentam as aulas por causa do programa bolsa escola e se este projeto for mesmo aceito elas não farão esforço algum para tirar boas notas na disciplina de matemática que o projeto visa alcançar. Isso não é culpa das crianças e sim dos pais, que em sua maioria acomodaram com os pequenos salários do programa do governo e mais 50 reais seria de grande ajuda para a renda familiar.
    O estado deve ter muita cautela ao implantar este projeto, a educação não se alcança assim, acomodando professores e jogando responsabilidade para outros alunos, os docentes é quem são formados para dar aulas, o aluno tem o dever de participar delas e se preciso for dos reforços.

  9. Anônimo // 25 de agosto de 2010 às 19:59  

    A respeito da suspenção da implantação desse projeto é a resposta em que a nossa Educação não vai nada bem. Mas esse projeto acredito que seria uma forma de incentivar e preparar esses jovens a respeito da disciplina de matematica.

  10. Elizabeth Buss // 25 de agosto de 2010 às 20:00  

    Acreditando em uma educação significativa e instigante essa não seria a solução do problema desses alunos, visto que dessa forma eles estariam sendo insentivados a ficar dependendo de uma aula de reforço.
    Nesse aspecto, seria necessário rever o trabalho do professor, sua dinamica de aula, sua metodologia e ate mesmo qual é seu comprometimento com sua profissão,porque muitas vezes o problema não esta no aluno e sim no educador.
    Portanto, esse dinheiro poderia ser investido em alguma interferencia pedagógica,ou seja,um apoio ao professor e aluno.

  11. Cris Galvão de Sousa // 25 de agosto de 2010 às 20:00  

    Não concordo com esse vale-presente pois isso faria com que os mais pobres não se esforçassem para aprender, uma vez que não passando receberiam uma ajuda, que para muitas familias esse valor ajudaria muito. Mais por detrás dessa proposta possui uma serie de relações políticas, que se fossem comentadas traria repulsa na minha opinião.
    Eles deveriam valorizar o profissional da educação, melhorar a qualidade de ensino e mostrar o quanto educação é importante e os beneficios que ela traz a vida do ser humano tanto no social, profissional, familiar dentre muitos outros.

  12. Viviane Alcantara // 25 de agosto de 2010 às 20:02  

    A respeito da suspenção da implantação desse projeto é a resposta em que a nossa Educação não vai nada bem. Mas esse projeto acredito que seria uma forma de incentivar e preparar esses jovens a respeito da disciplina de matematica

  13. Elloar simon // 25 de agosto de 2010 às 20:02  

    A educação não é uma negociação entre aprender e ensinar. Essa idéia concerteza gereria uma polemica, pois não basta ao aluno receber um valor para enriquecer seu conhecimento e aumentar seu rendimento em sala. A sugestão de mediação entre os alunos poderia ser como incentivo, levando como motivação para o esforço proprio m estar ativos e interressados nas aulas. Dessa forma,valorizar o conhecimento é muito mais importante que apenas repassar.

  14. Laura Fernanda // 25 de agosto de 2010 às 20:17  

    A causa do governo estar oferendo vale presente a alunos da rede publica que se compromoterem a ser tutores e darem aulas de reforço de matemática aqueles alunos de séries anteriores se justifica pela falta de professores de matemática na rede publica brasileira, o que é uma lástima e nos leva a entender que o governo não esta preocupado com o verdadeiro aprendizado e futuro dos estudantes e do próprio país, pois quando se trata de educação, se refere a responsabilidade com o que cada ser humano tem que ter por direito : educação igualitária e de valor. Nesse perspectiva, colocar jovens que não possuem formação alguma para assumirem papel de professores é um erro o qual trará consequências catastróficas,já que até mesmo os próprios educadores formados enfrentam dificuldades em utilizar metodologias adequadas que garantam o aprendizado do aluno.

  15. rosani // 25 de agosto de 2010 às 20:21  

    Sabe-se que a educação nos dia de hoje, está precisando de uma grande melhora, de qualificar, para que como país passamos crescer e desenvolver, por isso percebe-se que para melhor educar precisa de uma boa preparação e não simplesmente por um projeto em que estudantes serão remunerados. Como edcadores do amanhã, devemos estar conscientes da grande tarefa que temos em nossas mãos e lutar por aquilo quealmejamos que é uma educação de qualidade para todos, onde todas tem seus direitos e deveres diante da sociedade que se vive.

  16. ALICE // 25 de agosto de 2010 às 20:26  

    Acredita-se que não é caminho correto oferecer dinheiro ou alguma gratificação para alunos que apresentam algumas dificuldades. A medida mais cabível seria dar alguma ajuda de custo como principalmente o transporte para que o aluno com dificuldade possa ir para aulas de reforço. Esta aula, ou auxílio realizada por monitores ou alunos que apresentam facilidade nos conteúdos ministrados e que deveriam estar devidamente inscritos em programas de monitoria. E para isso estes alunos serem remunerados.
    Nesse sentido, temos a certeza de que o interesse pelo aprendizado aconteça de forma em o aluno construa um futuro digno e saiba valorizar seus direitos perante a sociedade que faz parte.

  17. Claudia Regina // 25 de agosto de 2010 às 20:30  

    O Brasil está ficando mal acostumado. Pois, nacionalmente deve acontecer uma reforma na educação, mais os estímulos que são oferecidos são obsurdamente uma prostiutição educacional, em que reflete um povo miserável que tem descaso com saberes que possivelmente gatanriam futuros. A educação está sendo tratada como um comércio que visa números de discentes,e não em envestimento na qualidade de ensino, a qual está calcada a necessidade do País. Enfim, será que a resposta para menos analfabetos está na certificação do povo, com míseras bolsas e estímulos economicamente insignificantes e sem conhecimentos?

  18. luceni // 25 de agosto de 2010 às 20:32  

    conhecimento nao tem preço ,por isso nao concordo com essa ideia de pagarem para os alunos adiquirirem conhecimento. poderia incentiva-los de outra forma,nao pagando em dinheiro. temos que concientizarem que o conhecimento é muito importante em nossas vidas ,é preciso compromisso e respnsabilidade.

  19. Vanda // 25 de agosto de 2010 às 20:34  

    Esse artigo da folha de SP e muito importante, pois nos mostra a vergonha, quando se fala em projetos para a educação no Brasil. Esse projeto de apoio aos alunos de escola públicas e um incentivo de fundamental importancia, visto que as criaça muitas vezes não tem alimentação adequada em casa, nem mesmo materiais de apoio. Dinheiro não è tudo mas, para se ter melhor aprendizagem, porque não por meios de projetos, e ajuda vindas de outras pessoas.

  20. Aline Aschidamini // 25 de agosto de 2010 às 20:35  

    Sou a favor de pagamento a alunos do Ensino Médio para ajudarem alunos do Ensino Fundamental. Entretanto, esse projeto para que os aprendentes recebam também, uma vez sido aprovado por uma equipe da Secretaria de Educação de um Estado não tem sido uma boa idéia, para não dizer sem lógica. Será que não chegaram a pensar que alguns alunos com menores condições financeiras teriam queda no rendimento escolar somente para ganhar um pouco de dinheiro? Acredito que há projetos melhores e mais eficazes para melhorar, não só a aprendizagem, mas a educação do Brasil.

  21. rosimeire carrijo // 25 de agosto de 2010 às 20:37  

    A educação parece um brinquedo que quando não se quer passa-se a responsabilidade a outros. Isso se confirma quando há informações como essa, em que a responsabilidade dos professores é transferida a alunos que possuem uma bagagem na disciplina.
    Em vez de inventar esses projetos porque os responsáveis pela educação não buscam por estudos que investiguem o que esta causando tanta dificuldade apresentadas pelos alunos. Ou será, que os professores não conseguem a tarefa de ensinar e estão passando aos alunos dos anos seguintes? É uma questão que realmente precisa ser avaliada, pois se o projeto ter continuidade a relação do ensino entre professor e aluno ficará um tanto sem relevância.

  22. rosimeire carrijo // 25 de agosto de 2010 às 20:37  

    A educação parece um brinquedo que quando não se quer passa-se a responsabilidade a outros. Isso se confirma quando há informações como essa, em que a responsabilidade dos professores é transferida a alunos que possuem uma bagagem na disciplina.
    Em vez de inventar esses projetos porque os responsáveis pela educação não buscam por estudos que investiguem o que esta causando tanta dificuldade apresentadas pelos alunos. Ou será, que os professores não conseguem a tarefa de ensinar e estão passando aos alunos dos anos seguintes? É uma questão que realmente precisa ser avaliada, pois se o projeto ter continuidade a relação do ensino entre professor e aluno ficará um tanto sem relevância.

  23. Karla Voltoline // 30 de agosto de 2010 às 14:14  

    O investimento na educação feito em bolsas de estudos não facilita o melhor desempenho dela. “Pagar” alunos para melhorar notas e desempenho, não acredito ser a melhor forma de aquisição de um conhecimento mais espontâneo. Talvez investir em projetos significativos de ensino seja mais aproveitável e favorável à instrução e a ambas as partes, professor que enriquece sua bagagem e aluno que aprende mais voluntariamente. Portanto, aceitar esse projeto é colaborar mais no fracasso educacional e no comodismo de alunos, que quem sabe até capazes e que apenas se deixam levar pelo mais fácil ou por momentos emocionais, necessitando só de um pequeno impulso para o desejo de aprender. Karla Voltoline

  24. viviane martins // 30 de agosto de 2010 às 16:54  

    O governo sem dúvida esta equivocando a respeito desse projeto a Educação. Dessa forma, ele incentivara mais os alunos a ficarem de prova final, até mesmo aqueles que têm notas boas somente para receber dinheiro. Porém, todos sabem que conhecimento não se vende se constroem. A escola e um espaço de construção de conhecimento, saberes aos discentes e docentes que ingressam na escola. Portanto, cabe ao governo e a todos os cidadãos políticos respeitar esse espaço que todo ser humano busca aprendizagem. E não um lugar para compra de conhecimento. Toda via que para que possa ter um bom aproveito de estudo ao aprender e preciso ter compromisso motivação e mediação entre professor e aluno.

    Viviane Martins

  25. Maiara Souza // 31 de agosto de 2010 às 17:30  

    A idéia de oferecerr dinheiro a alunos com notas baixa fica parecendo que os alunos são incapazes de conseguir nota boas por conta própria. Fica um ar de que todos so terão notas altas se receberem dinheiro, a idéia não é tão ruim, mas deve ser repenssada para que ninguém sinta se marginalizado.

  26. Carolina Fernandes // 31 de agosto de 2010 às 17:32  

    O projeto ter sido cancelado foi muito bom,pois parecia que estavam presenteando os alunos por não terem conseguido alcançar o conceito minimo exigido pela escola.O que precisa acontecer é mostrar que a escola é um espaço onde oferece o conhecimento e que ele vem pelo seu merito proprio e não por troca de dinheiro.

  27. Pedagogia 2010 // 31 de agosto de 2010 às 23:39  

    Já se viu troca e venda de variadas "coisas", mas um bem precioso como o conhecimento sendo barganhado de uma maneira tão desprezível, faz com que o desejo por estudar e construir uma bagagem sólida, conceituada vá se esvaindo pelos ralos sujos da política de mau caráter. Esse projeto nunca deveria nem a menos ter sido pensado, quanto mais colocado em prática. O professor acaba perdendo seu crédito de bom profissional, quando o é, ou então de ao menos orientador no lugar de mediador do conhecimento.