Projeto abrange estudantes de 6º e 7º ano com dificuldade na disciplina. "Vale-presente" começa a ser testado com 1.200 alunos da rede estadual; dinheiro será entregue para o próprio aluno
O Governo de São Paulo vai pagar até R$ 50 a alunos do ensino fundamental (11 e 12 anos) com notas baixas que participem de aulas de reforço em matemática -disciplina em que os resultados da rede estadual são piores. O dinheiro será dado diretamente ao estudante, e não a sua família. O valor é proporcional à presença nas atividades, realizadas duas vezes por semana, em sessões de 90 minutos, por três meses. Se não faltar nenhuma vez, o aluno ganha R$ 50 ao final do período. Educadores ouvidos pela reportagem mostraram opiniões diferentes sobre o tema. Os mais críticos dizem ver um estímulo para que o aluno tire nota baixa pensando na possibilidade de ganhar o dinheiro e um combate equivocado do problema.

Para outros, trata-se de um bom incentivo para comparecimento ao reforço. O pagamento a alunos com dificuldade integra o projeto da Secretaria da Educação em que 400 bons estudantes do ensino médio da rede estadual darão tutoria (atividades de reforço) em matemática para 1.200 alunos do 6º e 7º anos. A gestão Alberto Goldman (PSDB) decidiu dar o "vale-presente" aos alunos com notas baixas para estimular a presença às atividades, que não são obrigatórias. Durante o desenvolvimento do projeto, levantou-se a possibilidade de que houvesse muitas faltas dos estudantes e até mesmo desistências. Chegou-se a pensar em sorteios de notebooks. O reforço começa no mês que vem. O projeto é piloto e pode ser ampliado. A rede tem 4,2 milhões de alunos.

MÉDIAS BAIXAS - Exames estaduais e nacionais mostram que matemática é o ponto mais crítico do ensino público, tanto em São Paulo como no país. Na última avaliação paulista, chegou a haver recuo na média no ensino médio. A Folha conversou com professores da rede, que mostraram preocupação com o pagamento aos alunos. A principal é que eles poderão tirar notas baixas apenas para integrar o reforço e ganhar o dinheiro. Os participantes do projeto serão escolhidos com base nas notas do Saresp e boletins escolares. As inscrições começaram no dia 4 e terminam hoje, no site www.multiplicandosaber.org.br. Para isso, é preciso que a escola do estudante tenha sido uma das 441 escolhidas. Os estudantes-tutores ganharão bolsa de R$ 115. O projeto é financiado pelo governo, Banco Interamericano de Desenvolvimento e parceiros. Também participam a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e docentes da USP
ROGÉRIO PAGNAN / FÁBIO TAKAHASHI DE SÃO PAULO

22 comentários

  1. Ananda // 25 de agosto de 2010 às 19:46  

    Como disse varias educadores, esse incentivo fara com que os alunos deixem de tirar notas boas, para participar e ganhar dinheiro, visto que o dinheiro ira diretamente para suas mãos, e não a de seus familiares.
    Ao meu ver, esse incetivo por partes de quem construiu este projeto não surtira muito efeitos, so fara com que os alunos tirem notas mais baixas para que no final sejam recompensados por participarem de aulas de reforço, que simplesmente ele pode ir e não fazer nada,e no final do mês ganhar o dinheiro da mesma maneira.
    Portanto, se São Paulo, ou qualquer outra cidade, que quer ver a diferença em sala de aula para com seus alunos eles devem pensar em outras alternativas dentro de sala de aula que instiguem o aluno, e não que faça com que os mesmos tirem notas baixas para serem recompensados por frequentar aulas de recuperação e nada aprender.

  2. Anônimo // 25 de agosto de 2010 às 19:55  

    Se fala tanto em mudança mas na verdade o texto vem reforçar o quanto os governantes não se importam com apopulação,e as pessoas sem informações adquadas pensam que ofereçer dinheiro para alunos de recuperação e uma bela atitude o de verdade e uma vergonha para o país,seria muito mais simples insentivar o aluno durante o ano letivo para que assim não ficasse de recuperação e acompanhaçe a turma isso sim seria trabalho de governantes que lutam por um Brasil melhor.

  3. sandra souza // 25 de agosto de 2010 às 19:56  

    No momento em que há a necessidade de se lançar mão de um recurso como esse para fazer com que os estudantes se interessem pelo estudo da matemática ou de qualque outra disciplina, a educação que se oferece deve ser reavaliada, pois certamente algo muito sério está implicíto no processo de ensino que não favorece uma aprendizagem significativa aos alunos levando-os a uma total desmotivação, e dinheiro nenhum resolverá tal problema.

  4. crislaine // 25 de agosto de 2010 às 19:56  

    Se fala tanto em mudança mas na verdade o texto vem reforçar o quanto os governantes não se importam com apopulação,e as pessoas sem informações adquadas pensam que ofereçer dinheiro para alunos de recuperação e uma bela atitude o de verdade e uma vergonha para o país,seria muito mais simples insentivar o aluno durante o ano letivo para que assim não ficasse de recuperação e acompanhaçe a turma isso sim seria trabalho de governantes que lutam por um Brasil melhor.

  5. Lívia Carvalho // 25 de agosto de 2010 às 20:07  

    considerando que o país encontra-se em uma das piores colocações no hanking da educacação mundial, é inócuo recompensar a criança por ela frequentar recuparações de matematica. Por isso é preciso que se pense em melhorias no ensino que previam a recuperação, de modo a incentivar o estudo e valorizar a aprendizagem.

  6. Cris Galvão // 25 de agosto de 2010 às 20:08  

    Isto mostra que os governantes não querem ver pessoas letradas, que saibam criticar suas decisões. Eles querem pessoas que eles possam pensar por eles.
    Pessoas passivas na sociedade que não lutam pelos seus direitos acatando tudo o que eles fazem.

  7. Nayara Moraes // 25 de agosto de 2010 às 20:09  

    Um ótimo passo que seria bem visto, era a motivação desde do começo do ano letivo. Porque o importante é fazer com que o aluno adquira bastante conhecimento e não que ele fique de recuperação. O dinheiro não compra a educação de ninguém. O fundamental era que reformulasse este projeto, realizando seleções de alunos com bolsas para cursos de aperfeiçoamento, se ele monitorasse outros alunos, assim seria uma motivação maior para ele se apegar mais aos estudos, e aperfeiçoar naquela matéria, que lhe daria uma grande oportunidade em seu crescimento escolar.

  8. silvana // 25 de agosto de 2010 às 20:11  

    A escola é um lugar importante,onde cada atividade contribui para o desenvolvimento dos alunos.Por isso não é bom que se pague para ter conhecimento,mas desempenhar um trabalho com mais segurança e proporcionar os alunos a descoberta do mundo e de si próprias é fundamental para a aprendizagem dos alunos.

  9. Elaine Cintia de Souza // 25 de agosto de 2010 às 20:13  

    O projeto “vale presente”, é uma iniciativa que pode ajudar muitas crianças que realmente tem dificuldades e querem aprender, porém, com estes alunos vem os que estarão interessados apenas no dinheiro que lhe serão repassado ao término do projeto. O governo deveria incentivar mais os docentes para ajudarem seus alunos, com aulas dinâmicas que prendam a atenção dos alunos, principalmente nesta disciplina de matemática, que é considerada por maioria dos alunos como chata e repetitiva.

  10. Elizabeth Buss // 25 de agosto de 2010 às 20:14  

    Diante desse projeto de matemática pode-se dizer que ainda ha necessidade de muito estudo,muita fundamentação na area de educação para buscar meios significantes para ensinar não só a matemática como também as outras disciplinas.

  11. Dórquia // 25 de agosto de 2010 às 20:16  

    Pensar em uma educação qualidade nos remete a mudanças na qualidade do ensino e não em projetos que reforça a recuperação,por meio de valores em dinheiro ocorre um encentivo ao não estudo sem pensar no verdadeiro cerne do problema.Portanto uma Lei como essa não irá melhorar a educação, mas, sim mascarar o problema com risco de agravo.

  12. Viviane Alcantara // 25 de agosto de 2010 às 20:18  

    O projeto vale-presente é muito interessante pois é uma das formas para atrair os alunos com dificuldades em matematica. Com relação ao oferecer os 50 reais diretamente ao aluno, se torna um pouco duviduso pois quem garante que o discente fara um bom uso desse dinheiro, pois podera utilizar esse valor em coisas prejudiciais a ele e consequentemente a familia em que mora.

  13. Aline Aschidamini // 25 de agosto de 2010 às 20:24  

    Diante dessa perspectiva, pode-se observar claramente que tal projeto não teve uma avaliação pedagógica necessária. O pagamento a alunos com dificuldade escolar e, provavelmente, financeira causaria certos transtornos desnecessários, o que leva a pensar se não haveria um projeto mais elaborado para tanto apoio.

  14. rosani // 25 de agosto de 2010 às 20:36  

    Os projetos com esta visão de remuneração, ao meu ver, não surgirá grandes efeitos, pois de certa forma se o aluno não for bem na matemática e ainda receber para participar do reforço escolar, creio que ele não estará sendo ajudado em um maior comprometimento quanto aos estudos oferecidos em sala de aula. se em vez de oferecer recompesas para participar das aulas de reforço, porque não encentivar que aquele aluno que tiver melhor nota na discilpina recebesse esse mesmo valor? No meu pensar, estariamos ajudando para uma maior conscientização e comprometimento com a sua própria formação, tornando-se um cidadão crítico diante da sociedade que vive.

  15. luceni // 26 de agosto de 2010 às 16:55  

    o pojeto vale-presente nao iria trazer a soluçao para a educaçao.uma vez que os alunos nao iria esforçar para tirar boas notas e muito menos aprender a disciplina,assim continuaria se tornando cidadaos alienados.

  16. Laura Fernanda // 27 de agosto de 2010 às 15:08  

    Este projeto não é uma solução eficaz para a melhoria do aprendizado dos alunos, pois estes ao receber um valor por frequentarem as aulas de reforço não se preocparão em aprender, mas visarão a quantia ganha pelas horas de presença em sala de aula. Não havera um esforço para a aquisição de conhecimentos, o que acarretara em uma educação ainda mais defasada. Deste modo é coerente se pensar em qualificação dos profissionais da educação, neste caso, na area de matematica, para que eles possam se utilizar de metodologias chamativas, eficientes, e que vão ao encontro da necessidade do aluno.

  17. Karla Voltoline // 30 de agosto de 2010 às 14:59  

    Toda a Educação do Brasil vem sofrendo um eterno “fracasso”. O paradoxo: “cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender”, é devido a projetos como este. Dar dinheiro a crianças que não conseguem nem ao menos entender a importância da escola, é colaborar possivelmente com o crescimento da violência, das drogas, um mundo que cresce incessantemente, com cada vez mais um número assustador de jovens e crianças sendo engolidos por ele. Então, como entregar R$ 50 a uma criança que vai para a escola sozinha e volta para casa sozinha? A tentativa de melhora do desempenho escolar deve ser outra, aquela direta com a criança e com o professor, como escolas integrais que investem dinheiro, tempo e vontade de se ter uma Educação melhor. No entanto, enquanto isso não acontece é necessário professores reverem seus métodos, e procurarem maneiras de incentivarem os alunos a irem a escola à procura de conhecimento e possível tempo de lazer educativo. Karla Voltoline

  18. Anônimo // 30 de agosto de 2010 às 17:49  

    Mais uma vez o governante engana-se com implantação de projetos. Dessa forma, faz é incentivar os alunos a tirar notas baixas para receber dinheiro, ainda mais sabendo que o dinheiro irá para seu bolso e não da família. Sua participação em sala de aula será apenas para que seja recompensado por participar das aulas e não haverá nem um aprendizado. Portanto, o governo tinha que pensa em recursos para formação continuada de professores, com palestras, curso para melhoria da sua didática. Com isso, o docente trabalhava com mais entusiasmos, fazendo com que suas aulas sejam mais atrativas, fazendo com que o aluno senta se estimulado para aprender e pelas as aulas. Diante disso, o professor alcançara um resutado satisfatório.
    Viviane Martins...

  19. viviane martins // 30 de agosto de 2010 às 17:50  

    Mais uma vez o governante engana-se com implantação de projetos. Dessa forma, faz é incentivar os alunos a tirar notas baixas para receber dinheiro, ainda mais sabendo que o dinheiro irá para seu bolso e não da família. Sua participação em sala de aula será apenas para que seja recompensado por participar das aulas e não haverá nem um aprendizado. Portanto, o governo tinha que pensa em recursos para formação continuada de professores, com palestras, curso para melhoria da sua didática. Com isso, o docente trabalhava com mais entusiasmos, fazendo com que suas aulas sejam mais atrativas, fazendo com que o aluno senta se estimulado para aprender e pelas as aulas. Diante disso, o professor alcançara um resutado satisfatório.

    Viviane Martins

  20. Maiara souza // 31 de agosto de 2010 às 17:36  

    Pagar aos alunos pode ser perigoso, pois não se sabe o que o aluno fará com o dinheiro. Uma vez entregue a eles, terão livre escolha.É um projeto bom e que deve ser muito bem trabalhado para que todos tenhão uma visão diferente, para não sentirem se marginalizados.

  21. Carolina Fernandes // 31 de agosto de 2010 às 17:39  

    Como pode ser notado mais um projeto que não deu certo,o que vemos é que o governo não quer que as crianças aprendam para serem pessoas criticas e sim alienadas .O que precisa acontecer é criar incentivos para os estudos mostrar para a criança que o conhecimento é construção e que isso beneficiara a ela tornandoa mais atuante e critica perante a sociedade.

  22. Pedagogia 2010 // 31 de agosto de 2010 às 23:53  

    Como dar dinheiro a uma criança que nem ao menos sabe o valor da educação. Como usar esse dinheiro com sabedoria e discernimento do que é certo ou errado. É totalmente incoerente pagar um aluno para que ele ensine a outro aluno. Onde entra o professor nessa história. Cadê os conceitos de metodologia e didática que ele aprender na faculdade para assim mediar o conhecimento. E a criatividade, a ludicidade e acima de tudo a responsabilidade e a ética com seu papel na sociedade. Um projeto como esse, jamais deveria ser colocado em prática, pois ele vem reforçar o descaso que o aluno já tem com a escola hoje em dia, e tirar notas baixas será mais um incentivo para ele, pois a recompensa é imediata e extremamente concreta, diferente do conhecimento, da educação, do crescimento pessoal, pois essas crianças ainda não tem uma visão ampla do que significa a palavra FUTURO!